Drinks Apimentados

O Segredo para fazer um bom drink

Quando prepara um Drink você busca um novo sabor.

Tem que ser um novo sabor por inteiro, ou seja, você precisa usar seus 5 sentidos!

Paladar:
O Drink, é claro, precisa ser delicioso.

Olfato:
Lógico que o Drink tem que ter um bom cheiro. Repare que, um dos motivos da taça coquetel ter a boca bem grande é justamente para expor uma área maior da bebida ao ar e ressaltar o aroma.

Tato:
O tato, que pareça estranho, vale em dois momentos. Dentro da boca a consistência e fluidez da bebida deve ser agradável. Imagine por exemplo um Drink delicioso mas que na hora de beber dá a impressão que você está engolindo areia… Seria péssimo concorda?
Porém o tato vale também para a taça. É muito mais gostoso beber um Whisky em um copo de whisky do que em um de requeijão. Alguns copos e taças são apropriados para as bebidas. Por exemplo, um drink com destilados de alto teor alcoólico normalmente é servido em pequena quantidade (Short Drink) e bem  gelado. Precisa então de uma taça (Taça Coquetel) de cabo longo justamente para que o calor da sua mão não aqueça o Drink.

Visão:
O drink, suas cores, enfeites, etc. deve ser bonito. Desde o clássico Dry Martini (meu preferido na estética) que é absolutamente transparente apenas com o twist de limão (ou a azeitona como preferem alguns) até Drinks multicoloridos com várias camadas que você acaba tendo que beber com canudinho.

Outra dica importante aqui são as taças. Muitas pessoas compram taças para Drinks enfeitadas, decoradas etc. Não é o ideal. Repare que a taça é um acessório. Quem deve ser bonito é o Drink não o copo.  Porisso tenho apenas taças de vidro liso. Os Drinks ficam lindos e a taça não atrapalha.

Finalmente a questão do preparo. O Preparo faz parte do Show. Os fabricantes capricham ao máximo nos rótulos das garrafas, portanto ao preparar o Drink procure estar de frente para as pessoas, mantenha as garrafas com os rótulos voltados para elas, coloque um ingrediente por vez. Cá entre nós, eu particularmente não acho graça em malabarismos, mas depois que fizeram um filme sobre isto… virou moda.

Para usar a coqueteleira aprenda a agitá-la com as 2 mãos e… não faça careta!!! Agite com um sorriso.

Audição:
Peraí… como assim audição??? Nunca vi bebida tocar música!
Verdade. Mas você deve se preocupar com os ruidos durante o preparo, não batendo garrafas umas nas outras ou na bancada (pia) e, um pouco antes de colocar a bebida na boca… Saude! (tin, tin)
O objetivo do brinde antes de beber é completar o 5o. sentido, o unico que faltava, ouvindo o agradável som do cristal que as taças produzem.


Equilíbrio
Mas tem o grande segredo:
“O novo sabor que você criou tem que ser tão equilibrado que nada se destaca” Ou seja, você sente o sabor mas não sabe dizer com que ingredientes foi feito o drink. Claro que não é sempre possível, mas o Drink ideal não pode ter predominância de um ingrediente. Mesmo que ele seja apenas Abacaxi e Gin, não pode ser Gin com abacaxi nem Abacaxi com gin, tem que ser Abacaxi E Gin. Isto se consegue com prática.

É preferível você saber fazer 5 Drinks magistralmente do que 50 de qualquer jeito.

Ah! e a recomendação final: após estudar coquetelaria… não dirija! rs
 
RECEITAS
 
ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss 
CAIPIRINHA DE VODKA COM PIMENTA E MANGA

Ingredientes
50g de manga
2 doses de vodka
1 colher (sopa) de açúcar União de bar
1 unidade de pimenta dedo-de-moça em tiras

Modo de Preparo
Macere a manga no fundo do copo, junto com a pimenta e o açúcar, em seguida coloque a vodka e mexa com a colher até diluir o açúcar.
Complete o copo com o gelo moído.

Extra
Utilize colher de bar. Retire as sementes da pimenta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: